No dia 1 de maio de 2021 a Casa da Imagem iniciou o Projeto Europeu Erasmus+ PressHere: um arquivo vivo sobre a Indústria na Europa.

É um projeto inovador destinado a adolescente e jovens, a professores e educadores e a toda a sociedade civil que deseje participar.

PressHere tem como objetivo melhorar as competências- chave de professores e alunos no que diz respeito às TIC e aos conhecimentos sobre o património cultural e laboral da indústria europeia, recorrendo, para isso, a práticas inovadoras e criativas, para gerar ações socialmente inclusivas, nomeadamente na igualdade de género.
PressHere aborda preocupações cruciais da sociedade ctual relacionadas com a necessidade dos jovens de garantir empregos de qualidade e condições de trabalho justas. Propõe que se volte a olhar para a mercado de trabalho e, mais particularmente, o setor industrial, através de uma abordagem mais participativa e intercultural, com uma perspectiva histórica, para melhor desenvolver competências, equipar e preparar as próximas gerações para o mundo do trabalho. Também pretende sensibilizar para a desigualdade de género no acesso ao mercado de trabalho e nas condições de trabalho, onde se observa um maior risco para as mulheres.
O passado industrial é um terreno comum europeu, a partir do qual se pode levantar e contribuir para estes desafios educacionais e societais.

O PRIMEIRO RESULTADO esperado é que os estudantes possam produzir conteúdos digitais criativos e interdisciplinares que reflictam a sua capacidade de pensar criticamente sobre o passado e o futuro da sociedade industrial europeia, sobre questões laborais e de género, com envolvimento e a responsabilidade.
O SEGUNDO RESULTADO esperado é que os professores utilizem, criem e partilhem recursos de aprendizagem digital, sendo capazes de gerir e orquestrar o uso de tecnologias TIC para satisfazer as necessidades do sistema escolar.
TERCEIRO RESULTADO esperado é aproximar a educação museológica das necessidades da escola, desenvolvendo uma ferramenta digital, interativa e criativa comum.

Este é um projeto Erasmus+, realizado por uma equipa multidisciplinar, da cultura, da educação escolar e das ICT. Os parceiros são:
– Casa da Imagem – Fundação Manuel Leão, Vila Nova de Gaia, Portugal
– Interactive Museum of Industry, Municipality of Gabrovo, Bulgária
– Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá, Vila Nova de Gaia, Portugal.
– Documenta Creaciones Multimedia Avanzadas Sl, Barcelona, Espanha
– Nezihe Derya Baltali Bilim ve Sanat Merkezi, Denizli, Turquia
– Launceston College, Launceston, England

Visite o site e saiba mais sobre este projeto!