A Casa da Imagem, a funcionar desde setembro de 2012, é um espaço cultural de prática e educação artísticas dedicado à investigação sobre a imagem. É sua missão atuar como centro difusor entre arte e comunidade, ao mesmo tempo que pretende ser um local de aprendizagem, reflexão, produção e partilha dos sentidos que a pessoa constrói na sua relação com o mundo através da imagem.  

A Casa da Imagem pertence à Fundação Manuel Leão, instituição privada sem fins lucrativos e de interesse público. Desde Janeiro de 1996 que a Fundação Manuel Leão atua em Vila Nova de Gaia, tendo como fins principais a promoção do bem público nos domínios da educação, da cultura, da arte e da ação socio-caritativa. É na concretização de duas grandes áreas de ação da Fundação Manuel Leão, educação e arte, que esta Casa se constitui como espaço de educação e de práticas artísticas. 

Atualmente a equipa da Casa da Imagem é constituída por dois coordenadores e conta com a colaboração pontual de um conjunto de artistas e profissionais do setor cultural para concretizar as suas ações. 

Se tiver alguma questão, gostaria de escrever um artigo sobre o nosso trabalho ou visitar o Museu, por favor contacte-nos em casadaimagem@fmleao.pt.