A Casa da Imagem é um centro artístico e educativo pertencente à Fundação Manuel Leão – instituição privada sem fins lucrativos e de interesse público. Desde Janeiro de 1996 que a Fundação Manuel Leão atua em Vila Nova de Gaia, tendo como fins principais a promoção do bem público nos domínios da educação, da cultura, da arte e da acção sociocaritativa. É pois na concretização de duas grandes áreas de acção da Fundação Manuel Leão, educação e arte, que a Casa da Imagem se constitui como espaço de educação e de práticas artísticas.


Coordenação

Inês Azevedo
Artista Educadora.
Licenciatura em Artes Plásticas-Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas, na Faculdade de Belas Artes da UP.
Mestrado em Ensino de Artes Visuais, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Faculdade de Belas Artes da UP.
Trabalhou no Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves como Monitora do Serviço Educativo, no âmbito do qual realizou visitas-guiadas às exposições, oficinas para o público em geral, para escolas e para famílias.
Membro activo e fundador do colectivo artístico “Senhorio”.
Trabalhou em educação artística no “fiuu”, ATL que seguia perspectivas de ensino próximas da Educação pela Arte.
Em simultâneo desenvolve investigação e projecto artístico individual.
[email protected]

Joana Mateus
Artista Educadora.
Licenciatura em Artes Plásticas — Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Mestrado em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da UP.
Pós Graduação em Ciências da Comunicação e Linguagem pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Mestrado em Ensino de Artes Visuais pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Faculdade de Belas Artes da UP.
Docente do Ensino Público em diversas disciplinas de Expressão Plástica e Artes Visuais, em anos lectivos compreendidos entre o 1º Ciclo do Ensino Básico e o Secundário.
Trabalho autoral individual e em colaboração no âmbito do vídeo e da performance. Tem vindo a assistir a montagem de exposições e a produção de trabalhos de diversos artistas contemporâneos.
[email protected]


Colaboradores da Casa da Imagem

Alcina Manuela Carneiro
Artista Artesã Educadora.
Licenciatura em Artes Plásticas – Escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Alexandra Severino
Licenciatura em Direito, Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Mestrado em Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos (LL.M).
Especialização em Direito da União Europeia, Faculdade de Direito da Universidade do Minho.
Portugal  De abril 2016 até à data: Consultora de edição UNIO – EU Law Journal
De dezembro de 2010 até à data: Consultora, formadora e investigadora jurídica freelance.
De janeiro de 2014 a maio de 2016 – Coordenadora do Departamento de Direitos Humanos da Conceitos to Mundo (ONG)
De setembro de 2011 a dezembro de 2011 – Estagiária no Instituto para Formação e Pesquisa das Nações Unidas United (UNITAR) – Departamento de Manutenção de Paz, Suíça.

Ana Torrie
Licenciada em Artes Plásticas – Escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Fundadora do Atelier Guilhotina uma oficina de gravura edição e impressão de obra gráfica original, onde pretende desenvolver e promover um conjunto de práticas de impressão e auto-edição, oferecendo um vasto leque de workshops, residências e exposições.
Fundadora do Chapa Azul – carrinha atelier móvel de técnicas de impressão.
https://anatorrie.wordpress.com/

Joana Mendonça
Artista especializada em educação artística em contextos não formais, com 15 anos de experiência em diferentes instituições.
Com doutoramento em Educação Artística pela FBAUP – Porto, licenciatura em artes plásticas pela FBAUP, pós-graduação em Gestão Cultural (ULHT, Lisboa), e em Estudos Curatoriais (FBAUL / Gulbenkian), a sua principal área de actividade desdobra-se na relação estabelecida entre a arte contemporânea e os seus públicos, e na educação formal e não formal em contextos museológicos.
Faz parte do Serviço Educativo do Museu de Serralves desde 2009, sobretudo na formação de professores e outros agentes culturais, e é Professora convidada na Unidade Técnica Científica de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do Porto desde 2018, e no Departamento de Arquitectura da Universidade do Minho desde 2019.
Participa regularmente em conferências nacionais e internacionais, com comunicações sobre educação artística, e é membro colaborador do instituto de investigação em arte, design e sociedade, FBAUP.

Irene Loureiro
Artista Plástica, elemento do coletivo Pizz Biuin, é mestre em desenho pela FBAUP e licenciada em artes plásticas pela ESAD.CR.
Como artista plástica e artista educadora, colabora em actividades artísticas, educativas e científicas. Em 2014 apresentou a exposição “Mão que dá mão que Atira”, na Casa da Imagem, para a qual realizou visitas guiadas. No âmbito das actividades do Museu Ambulante, projetou filmes de autor no formato S8. Orientou as oficinas Camélia Perpétua, Oficina Espétaculo, Jogos Óticos e dinamizou o Atelier de Pintura do Centro Social Bom Pastor. Está em contato com o arquivo fotográfico do Teófilo Rego, a partir do qual desenvolve uma relação dinâmica baseada na pesquisa e na criação, na qual se inclui o projecto Arqueologia Industrial no Médio Tejo | Abrantes

Margarida Azevedo
Licenciada em Economia (pela Faculdade de Economia do Porto), doutorada em Ciências Económicas-Economia da Cultura (pela Université Paris1-Panthéon Sorbonne), tese com o título ‘The evaluation of the social impacts of culture: Culture, Arts and Development’, Mestre em Arts Management (pela City University London), com uma especialização em Criatividade, Estratégias e Políticas Urbanas (pela Barcelona University). Tem trabalhado como docente convidada, consultora (no sector cultural e terceiro sector), nas áreas de avaliação de impacto e desenvolvimento de projectos de regeneração urbana que têm por base a cultura e as artes. O seu principal campo de pesquisa foca a exploração e avaliação dos impactos sociais produzidos pelas intervenções culturais.

Maria Sottomayor
Artista visual.
Licenciatura em Artes Plásticas/Pintura (2000-2005) e Mestrado em Estudos Artísticos/Teoria e Crítica de Arte (2008-2010), ambos na FBAUP.
Colaboradora desde 2011 da equipe residente do “Arquivo de Memória”, um projecto de história oral que visa criar uma base de dados de património imaterial e para o qual idealiza, recolhe, edita e fotografa histórias de vida da população sénior portuguesa.
Tem orientado oficinas na área da educação artística com diferentes instituições e para o público geral.
Enquanto artista, desenvolve o seu trabalho de atelier essencialmente com base na relação entre palavra e imagem. Instagram: maria.sottomayor

Mónica Faria
Artista Educadora.
Licenciatura em Artes Plásticas – Escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Mestrado em Ensino de Artes Visuais, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e Faculdade de Belas Artes da UP.
Doutoramento em Educação Artística Faculdade de Belas Artes da UP.
Atelierista na O.S.M.O.P.E. Professora Convidada na Licenciatura de Artes Visuais da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho.  Investigadora integrada no Lab2PT.

Susana Lage
Designer e Educadora Social.
Licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Licenciatura em Educação Social na ESE-IPP.


Ateliês em residência

Atelier Guilhotina
Atelier de gravura
O Atelier Guilhotina aflora cheio de viço em 2103, desenvolvendo trabalhos de pesquisa e produção artística no domínio das artes gráficas. Tendo promovido oficinas, exposições e residências artísticas, decidiu galgar até Gaia para da Casa da Imagem tornar, com lhaneza, sua casa. Na Guilhotina, a ditar o compasso das provocações encontra-se a fundadora Ana Torrie.
Blog: Guilhotina

Outras residências

Direitos Humanos e Cidadania
Alexandra Severino
Desenvolvimento e trabalho de conceitos relativos aos direitos humanos, à cidadania, à participação, para e alcançar uma cultura de direitos e de cidadania dando especial enfoque ao público infantil e juvenil. Pretende permitir que a linguagem, domínio, vivência da cidadania e dos direitos seja parte do seu crescimento, logo, uma realidade familiar com raízes sólidas. Isso resultará em frutos no domínio social, educativo e cívico e numa cultura de tolerância e de participação na comunidade na sociedade atual e futura. Criação de projetos e iniciativas de apoio social com ênfase nos direitos, na literacia digital e na literacia visual.

LATIS – LABORATÓRIO DE ARTE, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SOCIAL
Margarida Azevedo
O LATIS centraliza-se na investigação, desenvolvimento e aplicação de práticas artísticas e experiências culturais que atuem de forma transversal nas comunidade – a nível económico, social e ambiental – procurando através do envolvimento de múltiplo agentes locais a execução de propostas de crescimento e construção de comunidades mais inclusivas, participativas e sustentáveis.

Consultoria

Arquivo Fotográfico Teófilo Rego – investigação
Inês Moreira
Licenciada em Arquitectura, Faculdade de Arquitectura U.Porto, 2001
Master in Architecture and Urban CUlture, Metrópolis  UPC/CCCB, Barcelona, 2003
PhD in Curatorial/Knowledge, Goldsmiths College, University of London, 2014
Investigadora em Pós-Doutoramento, FCSH/IHA Universidade Nova de Lisboa, 2016-em curso
Professora Auxiliar Convidada na Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes, 2014-em curso
Assistente Convidada na Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 2007-2009
Programadora de Arquitectura em Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, 2010-12
Coordenadora de Gabinete no Instituto das Artes (Actual DGARTES), 2003-2005
Curadora, editora, organizadora cultural de eventos em diversos países europeus.
Participante activa em redes europeias culturais e de investigação.


Entidades parceiras

APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual

Árvore Cooperativa Cultural e Artística

CEAA – Centro de Estudos Arnaldo Araújo
O CEAA é uma unidade de I&D sedeada na Escola Superior Artística do Porto que desenvolve investigação centrada na Teoria, da Crítica e História da área de Estudos Artísticos em geral, nomeadamente no campo da Arquitectura, Artes Visuais, Artes Performativas e Cinema. Criado como uma estrutura interna da ESAP, o CEAA tornou-se em 2007 numa unidade de investigação reconhecida e financiada pela FCT (uID 4041), que se organiza em dois grupos de investigação:
– Grupo de Teoria, Crítica e História da Arquitectura
– Grupo de Teoria, Crítica e História da Arte Contemporânea

Centro Português de Fotografia

Escola Artística de Soares dos Reis

Escola Superior de Educação (ESE/IPP) – Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Artísticas

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Junta de Freguesia de S. João da Madeira


Desenho de arquitetura para a Casa da Imagem

Ivo Poças Martins e Matilde Seabra licenciaram-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Desde 2003 desenvolvem projetos em co-autoria, em atelier próprio, no Bairro da Bouça no Porto. Recebem o prémio RECRIA 2007 com a recuperação do prédio na rua D. Manuel II. Em 2010 iniciam a edição da Fanzine Friendly Fire juntamente com mais colegas arquitetos. O Ivo é aluno do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP desde 2010. A Matilde colabora com a Fundação de Serralves desde 1999, como monitora do Serviço Educativo e como comissária de viagens de turismo cultural.