Que tipo de atividades?
Como centro de mediação cultural, na Casa da Imagem concebemos práticas de base oficinal com frequência esporádica ou anual, dependendo do carácter das próprias formações.
O trabalho de mediação cultural da Casa da Imagem tem mais de uma década de experiência na conceção e dinamização de Projetos Artísticos e Comunitários, bem como Oficinas/Ateliês Práticos em várias áreas artísticas e da cultura visual e com diferentes públicos.
- Promove o contacto com o variado património material e documental do Fundo Fotográfico Teófilo Rego.
- Realiza atividades de caráter atual e inovador, capazes de colocar em diálogo a História da Imagem com as produções visuais da contemporaneidade.
- Fomenta a capacidade dos alunos e professores para serem agentes criativos e conscientes nos seus contextos de ação, possibilitando-lhes a experimentação de práticas oficinais artísticas acessíveis e replicáveis que fomentam a relação com o mundo circundante.
- Oferece a visita acompanhada a Salas Temáticas possibilitando cruzamentos disciplinares e articulação de conteúdos programáticos do currículo escolar através de abordagens e didáticas originais.
- Oferece salas de trabalho (um professor pode lecionar na Casa em autonomia), com acesso aos equipamentos, recursos e objetos museológicos do Museu Casa da Imagem.
As oficinas são mobilizadas por profissionais da área artística e entendem a mediação nesta área como uma aprendizagem que se constrói pela sua prática, isto é, afirmam a aprendizagem artística mediante um “fazer” que se concretiza enquanto “saber”.
Na Casa, promovemos ações baseadas numa partilha e numa prática que privilegiam a constante experimentação e descoberta de meios, tecnologias e reflexões e que se concretizam pela realização de objetos/ações.
TRABALHANDO COM AS ESCOLAS
Uma das áreas de ação que privilegiamos e estimamos é a realização de projetos e de oficinas com escolas. Estes resultam da partilha entre realidades, experiências, problematizações, vontades e desejos.
Procuramos criar espaço para uma prática comum e implicada, em que a educação artística serve de base comum de investigação e de ação.
A Casa abre-se ao diálogo e à cooperação, pois entendemos que é pela consideração das realidades existentes em cada escola que as ações se estabelecem.
Face à acumulação de múltiplas exigências formativas e educativas, que são atualmente impostas às Escolas, promovemos a criação de um espaço privilegiado de contacto com a arte e com a cultura contemporâneas. Entendemos que este contacto se deve concretizar no espaço escolar ou no da Casa da Imagem.
PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS
A casa da imagem promove atividades baseadas na partilha e práticas que favorecem a experimentação constante e a descoberta de meios, tecnologias e reflexões que vêm à vida através de objetos/ações.
É pelo diálogo com o circundante que compreendemos a prática da arte contemporânea e assumimos a possibilidade de criar um espaço comum, onde se intersetam múltiplas linhas de sentido, com orientações diversas: da comunicação e da linguagem, mediais, tecnológicas e lúdicas, históricas e sociais, filosóficas e estéticas, políticas e educativas.
A aprendizagem ganha lugar com a adoção de atitudes de descoberta, exploração e desconstrução, cooperação, partilha e produção de sentidos individuais.