PORQUÊ UM MUSEU SOBRE A IMAGEM?
Estamos na era das redes sociais, em que crianças, jovens e adultos comunicam cada vez mais através de imagens que os próprios produzem. É necessário que as instâncias educativas e culturais acompanhem este desenvolvimento. Como? Promovendo a consciencialização sobre os complexos processos de transformação social e cultural, atualmente em curso, a partir da imagem.
O MUSEU TEM COMO OBJETIVOS:
> Problematizar a relação do ser humano com a tecnologia;
> Desvendar e recriar os mistérios da produção da imagem;
> Contribuir para o desenvolvimento da literacia mediática e visual;
> Mostrar imagens e dispositivos intrigantes e encantadores;
> Fomentar o pensamento e a leitura críticas de imagens;
> Proporcionar caminhos para a produção e divulgação consciente de imagens.
NO MUSEU PODEMOS CONHECER:
- A Histórias dos média e das tecnologias que envolvem a produção de imagem.
- A sociedade portuguesa da segunda metade do séc. XX, através das imagens do fotógrafo Teófilo Rego.
- A História da representação humana: o retrato.
- Os fascinantes dispositivos da imagem: para ver, criar, reproduzir, registar, capturar, expor, divulgar e investigar.
- A evolução da imagem através dos mitos, religiões e tradições, das culturas, artes e ciências.
O MUSEU UTILIZA COMO RECURSOS:
- Materiais lúdicos, interativos e educativos, tais como recriações de objetos da arqueologia do cinema e da fotografia, objetos da ótica e materiais da química, documentação visual.
- Património material: fotografias e dispositivos óticos e fotográficos, material de estúdio fotográfico.
- Oficinas práticas.
O MUSEU CASA DA IMAGEM OFERECE EM EXPOSIÇÃO PERMANENTE O FUNDO FOTOGRÁFICO TEÓFILO REGO
- Adquirido entre 1999-2000 pelo instituidor da Fundação, o Padre Manuel Leão, à família do fotógrafo.
- Um património valioso de imagens da segunda metade do séc. XX que documenta, sobretudo, o Norte de Portugal – cerca de 500.000 negativos.
- Uma coleção importante de aparelhos óticos, câmaras fotográficas e máquinas de filmar, material de estúdio e de laboratório fotográfico.
- Objetos e imagens incontornáveis na História da Fotografia.