O projeto PERSE visa desenvolver e formalizar uma abordagem pedagógica orientada para a criatividade que supere o dualismo entre a educação não formal/informal para ARTE e STEM (ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas).

Aprendizagem baseada na arte + Aprendizagem baseada na investigação científica + Aprendizagem baseada na tecnologia = STE(A)M.

O PENSAMENTO CRIATIVO é definido como o pensamento que permite aos estudantes aplicar a sua imaginação para gerar ideias, perguntas e hipóteses, experimentar alternativas e avaliar as suas próprias opiniões, o produto final e os processos e as dos seus pares.

A CRIATIVIDADE é uma competência transversal reconhecida tanto para as disciplinas artísticas como para as STEM e um motor fundamental para a inovação. No entanto, há ainda uma falta de abordagens pedagógicas holísticas que as possam ligar estritamente.

Visita o nosso website: https://perse-method.org/

Os nossos objetivos:

Fomentar a construção de capacidades para reforçar a criatividade na juventude como uma competência chave

Apoiar o potencial criativo da juventude, promovendo a cooperação intersectorial

Desenvolver ferramentas de aprendizagem inovadoras, recursos e formação

Envolver organizações e agentes cruciais para estimular a consciência europeia deste desafio

As nossas atividades:

Definir uma abordagem pedagógica inovadora PERSE orientada para a criatividade, baseada na integração de diferentes metodologias não formais/informais dos três métodos

Co-desenhar uma caixa de ferramentas PERSE que contenha material e artigos imateriais essenciais para criar um ambiente educativo PERSE adequado e realizar actividades PERSE para os jovens

Criar um conjunto de laboratórios de curto prazo para jovens com base no método PERSE

Criar um Pólo Criativo Europeu de Ideias PERSE como um ambiente online incluído no website oficial do projeto, que servirá de suporte à sala de discussão em rede online, a mesas redondas internacionais online juntamente com um evento Hackathon

Asset 40@3x