A Casa da Imagem é um lugar dedicado à arte e à mediação pertencente à Fundação Manuel Leão – instituição privada sem fins lucrativos. Criada em 1996, a Fundação Manuel Leão atua em Vila Nova de Gaia, tendo como fins principais a promoção do bem público nos domínios da educação, da cultura, da arte e da ação sociocaritativa. É na concretização de duas grandes áreas de ação da Fundação Manuel Leão, educação e arte, que a Casa da Imagem se constitui como espaço de educação e de práticas artísticas.


Missão

A Casa da Imagem tem como missão a mediação, o estudo, a interpretação, a conservação e a exposição do Fundo Fotográfico Teófilo Rego, da casa/indústria da “Rocha Artes Gráficas” e a criação e educação artísticas, tendo em vista a contribuição para uma sociedade mais justa, participativa e livre para as pessoas e os grupos sociais com os quais se relaciona.

Visão

Construir uma Casa de partilha de experiências e de aprendizagens em que a imagem se apresente como um campo que permite o encontro entre os fazeres próprios de cada indivíduo, da sua afirmação como pessoa e da sua relação com o outro e com o mundo que o rodeia.

Criar acesso e promover a fruição e investigação do Arquivo Fotográfico “Foto-comercial Teófilo Rego”, dos objetos da coleção do Museu Casa das Imagens e de práticas artísticas, promovendo um lugar de encontro entre arte e cultura para e com a população local e a população que viva afastada dos principais centros urbanos. 

Desenvolver projetos sobre assuntos sociais que se manifestam através de imagens (media e literacia visual). 

Para quem?

A Casa da Imagem é um espaço aberto à comunidade. Desenvolve e promove projetos e atividades com um público vasto, entre o pré-escolar e o sénior, dando especial enfoque à comunidade escolar. As suas atividades têm carácter lúdico e exploratório onde o desenvolvimento de técnicas e práticas artísticas são meios privilegiados de relação com o mundo e as suas problemáticas atuais.

Desenvolve formações e ações específicas com grupos profissionais da área artística e educativa. 

As atividades ocorrem principalmente na área metropolitana de Vila Nova de Gaia e Porto, embora possam  acontecer em todo o território nacional. 

Organiza e promove atividades internacionais, em colaboração com diversas instituições, promovendo além fronteiras o conceito da imagem como uma ferramenta criativa e educacional. 

Que tipo de atividade?

Atividades de base oficinal: podem ter uma frequência esporádica, sazonal e anual. Mobilizadas por profissionais de diversas áreas, estas atividades centram-se na partilha e na prática constante da experimentação e descoberta de meios e tecnologias. Estas atividades concretizam-se na realização de objetos/ações, sem a imposição de metodologias ou resultados determinados, abrindo caminho para as descobertas pessoais dos participantes.

Atividades de formação profissional: destinam-se a professores do Pré-escolar, Ensino Básico e Ensino das Artes Visuais, no âmbito das ações de formação contínua.

Vivência artística: o espaço da galeria é um lugar de encontro entre produção e experiência artística implicada no contexto da Casa da Imagem, com abertura ao processo de trabalho no tempo da sua exibição.

Atividades para público especializado na área artística e educativa: organização de workshops, encontros e conferências.

Investigação a partir do Arquivo Fotográfico “Foto-comercial Teófilo Rego” e dos objetos da coleção do Museu Casa das Imagens.

Como se organiza a dinâmica da Casa?

Cada linha de atividade tem o seu próprio tempo e espaço de atuação, os seus próprios intervenientes e processos de trabalho particulares. É privilegiado o trabalho de colaboração com diferentes grupos que se encontrem com as atividades e programas da Casa da Imagem.

É essencial que as diversas linhas de atividade encontrem pontos de interseção e que, desta forma, as práticas internas à arte e à educação se contaminem .

Fachada_CasaImagem_0002_sm
casa_hotal_monica-batista_s
form_prof_2
iPhone - Foto 2016-05-04 12_18_57_m
projetos_escolas_3