Ovar na fotografia de Teófilo Rego

Já são 75 anos que nos separam desde a criação da “Foto Comercial Teófilo Rego”. As imagens mantêm-se, mas os seus contextos de apresentação e leitura são outros. O que nos pode trazer Ovar quando olhamos para esta obra fotográfica? Que novas leituras criamos sobre esta casa comercial e as suas imagens, ao vê-las expostas na Casa-Museu Júlio Dinis?

Nesta Galeria apresentamos um conjunto de imagens pessoais tiradas por Teófilo Rego. Classificamo-las deste modo por não estarem organizadas nem associadas a uma encomenda. Do autor, não tínhamos nenhuma indicação de data nem local, para além do que a própria imagem nos revelou. São imagens do concelho de Ovar e do seu Carnaval.

Na Casa propomos um diálogo intimista com o contexto da obra fotográfica de Teófilo Rego. Procuramos a identidade de um trabalho profissional que se completa com a vida, trazendo as pessoas da família do fotógrafo e as da sua cidade. Anotamos, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre a identidade do Porto e do imaginário português a partir de um diálogo com a obra de Júlio Dinis.

Teófilo Rego foi um amante da arte fotográfica. Enquanto profissional, foi um dos maiores fotógrafos nacionais a representar a indústria portuguesa, com incidência no Norte de Portugal. A par da intensa atividade comercial, durante mais de 50 anos, Teófilo Rego registou os seus lugares e as suas imagens pessoais, que nos permitem rever a segunda metade do séc. XX do país

Inauguração 16h00

Museu Júlio Dinis

Destinatários todos os públicos

entrada gratuita

info [email protected] | 256 581 378

horário terça a sábado 09h30-12h30 / 14h00-17h00

organização Divisão da Cultura e Desporto | Câmara Municipal de Ovar

produção Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense

investigação Casa da Imagem | Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense | Guilherme Terra

curadoria Inês Azevedo | Joana Mateus

montagem Casa da Imagem | Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense

apoio Associação Portuguesa de Casas-Museu

[exposição aberta ao público até 8 de abril]