PRETO / BRANCO / VERDE: RESIDÊNCIAS BIOIMAGENS é um projeto de criação no campo da fotografia inscrevendo-se nas práticas artísticas no âmbito da ecologia dos media e na perspetiva da crítica do design. Promovido pela Casa da Imagem em colaboração com i2ADS (FBAUP) e Cultureghem, é composto por duas fases de residências artísticas (Ecolabs e Diálogos), momentos de mediação artística, exposições e uma edição.
Nas residências Ecolabs, foram concebidos e executados dois protótipos “ecolabs”, na Casa da Imagem e no Cultureghem. Nas residências Diálogos, foi realizada a experimentação dos ecolabs a partir de práticas autorais de criação, promovendo processos que aproximam e estabelecem diálogos entre a arte e o ambiente.
A par das residências, o projecto concretizou atividades artísticas de mediação com público escolar, na Escola EB2/3 de Miragaia, no Porto, e com público geral, em Vilar de Amargo, numa colaboração com a Associação de Desenvolvimento Local Terras do Lagarto, e na Casa dos Cubos, numa colaboração com o Centro de Estudos de Fotografia de Tomar. Foi realizada a exposição “Preto|Branco|Verde”, na Casa da Imagem, em articulação com a Bienal de Fotografia do Porto’23, que apresentou os processos e resultados das diferentes fases das residências.