Tecendo um novo tear

Projeto inserido no “Parcerias para a Regeneração Urbana – Margens do Ave” da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Esta oficina visa a construção de uma peça escultórica de natureza colaborativa, que simbolize a transformação da antiga “Nave de Fiação” na atual Nave Cultural da Câmara Municipal de Santo Tirso.

PROPOSTA

Retomando a memória do local e homenageando o trabalho de tecelagem da “Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso” propõe-se à população local que teça, num novo tear, novos tecidos que hão-de dar corpo ao novo espaço da Nave Cultural que em breve se inaugura.
Sendo a antiga “Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso” – Fábrica do Teles, um espaço que pertenceu, enquanto local de trabalho, à realidade diária de muitas famílias da comunidade Santo Tirsense compreendemos que este legado pode ser de novo retomado e transformado em novas práticas culturais e artísticas.

Os principais objetivos visam conceber um projeto de colaboração com a comunidade local de Santo Tirso; relembrar as funções primordiais do local em estreito diálogo com um novo espaço requalificado através da referência prática da tecelagem; fomentar a prática de técnicas que se encontram em esquecimento através da construção de um objeto escultórico que possa permanecer no local e estabelecer pontes com o Museu Internacional de Escultura Contemporânea; aproximar o espaço da Nave Cultural da população de Santo Tirso a partir da realização de uma prática artística oficinal.

Esta oficina pode ser desenvolvido por diferentes grupos representantes de diferentes faixas etárias ou por um mesmo grupo que acompanhe o processo do princípio ao fim. Aconselha-se que as idades dos participantes sejam, no mínimo, iguais ou superiores a 10 anos, não havendo limite para idade adulta. Fica assim, ao critério da Câmara Municipal de Santo Tirso, a escolha do ou dos grupos a participar nesta oficina.

EXECUÇÃO

A oficina/construção da peça escultórica decorreu entre os dias 3, 4 e 5 de Setembro.

Para a sua concretização contou com o trabalho e colaboração de duas turmas de alunos da Modatex, do curso de Tecelagem e do curso de Modelagem, e com alunos da Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso.
A Casa da Imagem agradece à Câmara Municipal de Santo Tirso pela oportunidade de concretização deste projeto e a todos os participantes a sua enorme disponibilidade na receção desta proposta bem como a sua qualidade de trabalho.