Projeto de educação artística com a EB1 de Chouselas

 

A Casa da Imagem concebe um Projeto de Cooperação com a Escola Básica 1 de Chouselas baseado numa perspetiva que considera a arte como campo de ação, produção e investigação, em constante relação e convivência com o meio que a envolve.

O objeto de trabalho escolhido para este projeto é a representação do quotidiano sob forma de uma imagem em que o aluno é o autor e a personagem principal. Com esta criação pretende-se problematizar a imagem como superfície que congrega escolhas prévias de objetos e de cenários, que permitem criar e representar determinadas situações. Assim, pretende-se desenvolver a compreensão da produção de uma imagem pessoal como algo que resulta de investigação, de processos de seleção e de determinação de elementos simbólicos e representativos de identidades que passam pelo questionamento do social enquanto construção humana em constante mutação.
Neste sentido e para produzir uma imagem final, desenvolve-se o conceito de enquadramento como campo onde se vai desenvolver a ação. Neste projecto, o enquadramento desenvolve-se quer a partir de perspectivas históricas e sociológicas – em torno dos conceitos da identidade, pessoal e local e, de lugar, entendido como espaço histórico-social -, quer a partir de perspetivas internas ao campo da prática artística – aqui colocadas em torno da produção da imagem como lugar de ação e representação, resultantes de processos de investigação, conhecimento e escolha.