teofilo_apecv

XIII CONCURSO APECV

em parceria com MUSEU CASA DA IMAGEM

XIII CONCURSO APECV – TEÓFILO REGO

pré-inscrição até 15 de março de 2015
entrega dos trabalhos até 24 de abril de 2015

Consulte regulamento em www.apecv.pt

OFICINAS PARA ALUNOS:
*as oficinas têm o custo de 2,5€ / aluno

FOTOGRAMAS CAFFENOL-C
A partir da colocação de objectos directamente sobre um papel fotossensível e, seguidamente, expostos à luz, produziremos imagens enigmáticas através de uma técnica de fotografia, desenvolvida desde meados do século XIX, que não recorre à câmara fotográfica. Opacidade, transparência e translucidez, serão conceitos abordados na prática desta oficina.
Orientação: Marta Ribeiro
Pré-escolar, 1º/2º/3º Ciclos do EB e Secundário

FOTOGRAFIA DE ESTÚDIO
Esta oficina permitirá representar uma situação encenada ou realizar retratos de personagens e registos de objetos através da fotografia. O trabalho com a iluminação permite a criação de sombras ténues ou expressivas que conferem um certo carácter e uma determinada intensidade à cena representada.
Para a oficina é necessário garantir, pela escola/grupo, as seguintes condições:
– uma selecção de objectos a utilizar em encenação ou para registo;
– uma máquina fotográfica digital ou telemóvel com câmara (de boa resolução) por cada grupo de 4 a 5 alunos;
Orientação: Joana Mateus e Inês Azevedo
2º e 3º Ciclos do EB e Secundário

PINTURA DE IMAGEM FOTOGRÁFICA
Recuperação de uma técnica fotográfica antiga. Na época da fotografia a preto e branco, a pintura a aguarela permitia colorir as paisagens e os retratos fotográficos. Técnica útil para corrigir defeitos na fotografia (repicagem) para eliminar elementos da imagem (utilizada pela censura e para a falsificação de documentos) ou para acentuar aspetos que se querem valorizar na imagem. Esta oficina utilizará a pintura sobre a fotocópia a preto e branco como um recurso económico e expressivo.
Orientação: Joana Mateus e Inês Azevedo
Pré-escolar, 1º/2º/3º Ciclos do EB e Secundário

IMAGENS EM CENA
A partir de imagens fotográficas de Teófilo Rego, ou de temáticas por ele trabalhadas, iremos construir um dispositivo cénico móvel, de onde novas cenas, em miniatura, irão surgir. Trata-se de um pequeno diorama feito de papel, que pode ser fotografado como se se tratasse de uma paisagem com personagens num cenário de teatro ou de cinema. Oficina que, a partir de imagens fotográficas, trabalha o desenho e a composição do espaço tridimensional para o transformar, de novo, em imagens bidimensionais da fotografia.
Orientação: Inês Azevedo e Joana Mateus
Pré-escolar, 1º/2º/3º Ciclos do EB e Secundário