Como introdução à Residência Artística de Mónica Faria na Casa da Imagem, inaugura no dia 7 de Setembro a exposição “a.riscar no giro descolonial” permitindo o conhecimento do processo que acompanhou a pesquisa de doutoramento “Educação Artística Diferenciada: contando e recontando a história. Aprender fazendo com/para/na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas.”

“a.riscar” aconteceu entre 2013 e 2014, entre cartas enviadas por Mónica Faria do quilombo de Conceição das Crioulas, PE, Brasil para os amigos e amigas do Porto, Portugal.
Chegadas ao Porto, as cartas foram recolhidas para exposição no “Estúdio UM”, da Universidade do Minho, Faculdade de Arquitectura (http://www.estudioum.org/cartoes/monicafaria2.htm).

Passado dois anos a exposição “a.riscar” surge de novo, desta vez em Vila Nova de Gaia, com novas experiências e alguns novos olhares que Mónica Faria propõe como ponto de partida para nos posicionarmos “à volta do giro descolonial.”
Dessa forma, ao longo dos próximos meses, esperamos fazer disto assunto a partir de conversas, mostras de cinema, oficinas, encontros e desencontros.

A abertura será realizada dia 7 de Setembro de 2016 a partir das 18h00.
Exposição patente até dia 15 de Setembro de 2016.
Residência Artística até Dezembro de 2016.