FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Em cada formação, procura-se integrar os saberes dos formandos no desenvolvimento de novas possibilidades teóricas e práticas para o seu trabalho. Utiliza-se uma metodologia integradora dos conteúdos na indagação empírica em situações de trabalho e que permite a análise e a reflexão sobre a ação profissional de cada formando.
As ações de Formação da Casa são acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e destinam-se a professores da Educação Pré-escolar, Ensino Básico e Secundário
Fale connosco e fique a par das próximas ações de formação.
Ação de formação CERTIFICADA disponível
SURREAL.MENTE: olhar de novo escola através da arte e da inovação social
Neste curso de formação, propomos diversas ações que trabalham complementarmente as práticas da arte e da inovação social, fomentadoras de novos “olhares” criativos sobre o quotidiano, focadas no aluno e nas suas aprendizagens.
Promovemos a experimentação de métodos artísticos lúdicos e poéticos, incorporando novos códigos visuais e sensitivos, contrariando uma prática docente tendencialmente lógico-verbal. Propomos um trabalho colaborativo e interdisciplinar, promotor de um entendimento transversal do currículo e fomentador de práticas renovadas e propositadas.
Uma formação da Academia do Plano Nacional das Artes.
25h presenciais + 25h trabalho autónomo
Uma formação disponível para todos os docentes.
Ação de formação CERTIFICADA disponível
Os retratos dos jovens nas redes sociais: práticas pedagógicas
Oficina de Formação de Professores que aborda questões-chave ligadas às competências digitais, inclusão social e educação. Responde ao desafio da receção e produção de conteúdos dos media sociais, tanto para os jovens como para os adultos, complementando a formação dos professores em competências digitais. A formação é, assim, indicada para todos os grupos de docência.
A formação desenvolve as competências digitais e o envolvimento social de uma forma inovadora, capacitando para a reflexão e a expressão criativa, trabalhando com os retratos digitais dos jovens em função de uma experiência pedagógica.
As atividades da formação utilizam metodologias baseadas nas artes e recorrem a tecnologias digitais. Os temas abordados são do âmbito da cidadania e os recursos são transversais a várias disciplinas, trabalhando sobre questões éticas e de auto-representação.
Assim, as questões dos media são centrais nesta formação, com foco na literacia visual em relação com a escrita e a oralidade.
25h presenciais + 25h trabalho autónomo
Uma formação disponível para todos os docentes.