Alguém reparou?

Aprendizagens invisíveis na escola

Data: 26 de abril a 9 de maio
Hora: das 14h às 19h
Local: Casa da Imagem

A exposição apresenta um conjunto de trabalhos resultantes de práticas colaborativas e de investigação entre escolas e artistas, educadoras(es), investigadoras(es), instituições culturais e artísticas e a comunidade em geral.

A exposição ‘Alguém reparou? Aprendizagens invisíveis na escola’ é uma parceria da Casa da Imagem – Fundação Manuel Leão com o projeto OCUP_EA (i2ads/FBAUP).

A exposição apresenta um conjunto de trabalhos resultantes de práticas colaborativas e de investigação entre escolas e artistas, educadoras(es),  investigadoras(es), instituições culturais e artísticas e comunidade em geral.

“As práticas de aprendizagem orientadas, em contextos educativos formais, constroem-se com base em expectativas relativamente ao que se irá aprender, quem irá aprender e com quem irá aprender. Como e quando a aprendizagem deveria acontecer? Existe, desta forma, um ambiente controlado de poder sobre o que irá ser observado e registado enquanto aprendizagem. O poder sobre o saber, determina um foco de registo previamente direcionado, que constrói um arquivo educativo coletivo, redutor e limitado, que gera exclusões. O projeto Ocup_EA pretende desviar o olhar que foca essencialmente as aprendizagens expectáveis, inseridas em contextos educativos reguladores, procurando e compreendendo outras que possam surgir, invisíveis ao sistema de ensino. Esta exposição materializa esta procura no contexto escolar, relacionando-a com práticas colaborativas e de investigação que pretendem  questionar os espaços em que a Educação Artística se encerra.”

Alguém reparou?
Voltar ao topo