CasaImagem_logotipo_roda

TECENDO UM NOVO TEAR, foi um projeto inserido no “Parcerias para a Regeneração Urbana – Margens do Ave” da Câmara Municipal de Santo Tirso. Consistiu no desenvolvimento de uma atividade oficinal para a construção de uma peça escultórica de natureza colaborativa, para simbolizar a transformação da antiga “Nave de Fiação” na atual Nave Cultural da Câmara Municipal de Santo Tirso. Retomando a memória do local e homenageando o trabalho de tecelagem da “Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso”, o projeto propôs à população local tecer, num novo tear, novos tecidos para dar corpo ao novo espaço da Nave Cultural, que em breve iria ser inaugurado. “Tecendo um novo tear” decorreu na antiga “Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso” – Fábrica do Teles, um espaço que pertenceu, enquanto local de trabalho, à realidade diária de muitas famílias da comunidade Santo Tirsense.

Os principais objetivos do projeto visaram conceber uma atividade de colaboração com habitantes de Santo Tirso, para re-habitar o espaço da fábrica, transformado em novas práticas culturais e artísticas; relembrando as funções primordiais do local em estreito diálogo com um novo espaço requalificado através da referência prática da tecelagem; fomentando a prática de técnicas que se encontram em esquecimento através da construção de um objeto escultórico que pudesse permanecer no local e estabelecer pontes com o Museu Internacional de Escultura Contemporânea; aproximar o espaço da Nave Cultural da população de Santo Tirso a partir da realização de uma prática artística oficinal.

A concretização do Tear contou com o trabalho de colaboração de duas turmas de alunos do curso de Tecelagem e do curso de Modelagem da Modatex e com alunos da Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso.

Voltar ao topo