A RIMED-Rede para a Inovação e Melhoria da Educação, uma iniciativa da Fundação Manuel Leão, com o apoio do Município do Porto, lançou o 1º Seminário Internacional sobre a problemática da Inovação Educacional, no dia 21 de Novembro de 2024, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.
Num mundo em tão aceleradas mutações as escolas são confrontadas com profundos desafios socioculturais. Entre estes podemos referir tanto as potencialidades educacionais das novas tecnologias e da proliferação da Inteligência Artificial, como a adição face às redes sociais e aos ecrãs e as novas necessidades de mediação perante tão constantes e rápidas torrentes de informação. As políticas de educação e as escolas, um pouco por todo o mundo, procuram reagir e encontrar o seu lugar, reconstruindo o atual sentido de educar. A “crise da escola” representa, antes de mais, esta busca incessante de sentido, um caminho que se revela fundamental para professores, alunos e pais e para as próprias políticas públicas de educação.
A inovação educacional está, pois, na primeira linha das preocupações políticas e culturais: o que mudar e o que manter? Como inovar no seio de um sistema tão complexo? Porquê, para quê e como? Envolvendo quem e de que modo? A Fundação Manuel Leão e a Câmara Municipal do Porto estão na primeira linha deste percurso e decidiram instituir momentos de encontro, reflexão, troca de experiências e produção de pensamento sobre a inovação educacional, o que se traduz, entre outras iniciativas, na realização do 1º Seminário Internacional sobre a problemática da Inovação Educacional.