Museu
 

MUSEU DA CASA DA IMAGEM

O Museu Casa da Imagem é um Museu de histórias e de práticas. O seu corpo é constituído por dispositivos para visualizar, criar, reproduzir, registar e capturar, expor, divulgar e experimentar imagens. Afirma-se em diálogo constante com a História e as narrativas da tradição oral, deambulando entre coincidências, factos e devaneios. Percorre a origem e a evolução da imagem através dos caminhos do mito, da religião e das tradições, da cultura, das artes e das ciências.

Tendo por base a colecção do Arquivo “Teófilo Rego – Foto Comercial”, que reúne 50 anos de trabalho fotográfico e uma coleção de aparelhos óticos, máquinas fotográficas e câmaras de filmar, o Museu liga as histórias das imagens aos dispositivos que as acompanham. À maneira dos Gabinetes de Curiosidades, as salas e quartos desta Casa acolhem uma multiplicidade de objetos fascinantes, organizados segundo categorias de natureza eclética, de forma sistemática e especulativa. Convidam o público, viajante curioso, à descoberta, à experimentação e à reescrita partilhada de histórias da imagem.

As exposições do Museu da Casa da Imagem têm caráter permanente, temporário e esporádico. Em permanência, mostram-se objetos e imagens incontornáveis na História da Fotografia e da Imagem em Movimento. Temporariamente, recebem-se interpretações museológicas e projetos artísticos ligados ao corpo do Museu, fazendo surgir propostas que, pelo seu carácter periférico, desvendem aproximações e relações com o anteriormente conhecido. O Museu, também reserva espaço para intervenções esporádicas, abrindo-se à ação direta e reflexiva do público.

O Museu, tem o objetivo fundamental de desvendar e recriar os mistérios da produção da imagem por meio de jogos e dispositivos lúdicos, acentuando a sua capacidade de encantamento e problematizando a relação humana com a tecnologia. Concebendo um corpo expositivo móvel e mutante, o Museu abre-se ao pensamento e à discussão de outros problemas e conceitos laterais que, a partir daqui, se convoquem.

--------------------------

--------------------------

A visita ao Museu está sujeita a marcação prévia a realizar junto dos serviços da Casa da Imagem (casadaimagem@casa.fmleao.pt ou 969607812 ou 223752119).

Público geral

A visita ao Museu é acompanhada por um monitor, destina-se a grupos mín. 10 e máx 15 participantes, tem a duração aproximada a 1 hora e o valor de €1,5.

Público escolar

As visitas ao Museu dividem-se em dois momentos: visita acompanhada por monitor + realização de oficina artística (a definir). Tem a duração aproximada de 2 horas, destina-se a grupos mín. 10 e máx 30 participantes, valor de 2,5€.