Comunicaçao Social
 
A Casa da Imagem, o novo Museu da cidade de Vila Nova de Gaia, é um centro de educação artística aberto à comunidade. Pretende ser um espaço de aprendizagem, reflexão, produção e partilha de sentidos acerca da relação da pessoa com os outros e com o mundo, através da experimentação da prática artística.
O ato educativo favorece a apropriação destes sentidos e o processo de aprendizagem pessoal e comunitária, que se desenvolve na dádiva, na reciprocidade e na relação interprofissional e intercultural.
Entendemos a arte como um conceito alargado que abrange quer o campo mais específico da prática artística quer um outro campo mais próximo do âmbito cultural.
A educação artística, na Casa da Imagem, parte da uma relação próxima entre experiência, divulgação artística e cultural e serviço educativo. A promoção da relação entre as vertentes educativa e artística far-se-á por ambas as vertentes, educação e arte, em função das vivências e expectativas das pessoas.
O Museu Casa da Imagem é um Museu de histórias e de práticas. O seu corpo é constituído por dispositivos para visualizar, criar, reproduzir, registar e capturar, expor, divulgar e experimentar imagens. Afirma-se em diálogo constante com a História e as narrativas da tradição oral, deambulando entre coincidências, factos e devaneios. Percorre a origem e a evolução da imagem através dos caminhos do mito, da religião e das tradições, da cultura, das artes e das ciências.
O Museu também compreende o Espólio Fotográfico de Teófilo Rego, que inclui a sua obra fotográfica e os equipamentos técnicos e de estúdio que utilizava no seu trabalho ou que pertenciam à sua coleção.