Na Casa
 

A QUEM SE DESTINA?

A Casa da Imagem é um espaço aberto à comunidade. As suas atividades têm um carácter lúdico e exploratório, compreendendo o desenvolvimento de técnicas e práticas artísticas, e destinam-se a públicos de todas as idades – crianças, jovens, adultos, famílias, professores e público mais especializado da área artística.

QUE TIPO DE ATIVIDADES?

Como centro de educação artística, a Casa da Imagem concebe práticas de base oficinal com frequência esporádica ou anual, dependendo do carácter das próprias formações. As oficinas são mobilizadas por profissionais da área artística e concebem a educação nesta área como uma aprendizagem que se constrói pela sua prática, isto é, afirmam a aprendizagem artística mediante um fazer que se concretiza enquanto saber. Seguindo este princípio, promovem-se práticas que necessitem de uma constante afirmação e consciencialização do sentido dos conteúdos para se afirmarem enquanto exercícios de aprendizagem.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

A Casa da Imagem promove ações baseadas numa partilha e numa prática que privilegiem a constante experimentação e descoberta de meios, tecnologias e reflexões e, que se concretizem pela realização de objetos/ações.
Como centro artístico e museológico a Casa da Imagem promove a criação de um espaço privilegiado de contacto com a arte e com a cultura contemporâneas, fomentando uma relação com a prática sempre em diálogo com o que a rodeia. Compreende-se que a experimentação da arte e da cultura da contemporaneidade se estabeleça mediante o entendimento da aprendizagem, ou produção, de uma técnica como uma prática em estrita relação com a criação de sentido, isto é, promovendo uma reflexão sobre si própria e sobre o que esta pode implicar relativamente a quem a pratica. É neste contexto de aprendizagem que compreendemos a prática da arte contemporânea, como uma possibilidade de criar um espaço comum onde se intersetam múltiplas linhas de sentido, com orientações diversas: da comunicação e da linguagem, mediais, tecnológicas e lúdicas, históricas e sociais, filosóficas e estéticas, políticas e educativas. A aprendizagem ganha lugar com a adopção de atitudes de descoberta, exploração e desconstrução, cooperação, partilha e produção de sentidos individuais.

Ver Serviço Educativo 2013/2014

 
 

CRIANÇAS

As Oficinas para crianças pretendem proporcionar momentos lúdicos de experimentação abarcando o território de várias áreas artísticas. Estas resultam de diferentes abordagens às expressões culturais que têm como objectivo promover atitudes de comprometimento, fomentando o desenvolvimento do sentido individual e coletivo das práticas realizadas.

Atividades Crianças

JOVENS

As Oficinas para jovens caracterizam-se por sessões de carácter experimental, relacional, divertida e multireferencial, que mobilizem conceitos teóricos de forma integrada em práticas reflexivas.
A conceção destas Oficinas resulta quer de entendimentos sobre Educação e Arte, associados a perspetivas históricas e sociais, quer de uma relação direta com os conteúdos programáticos de disciplinas do Currículo das Artes Visuais do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário - partindo de um aprofundamento do currículo para proporem uma aprendizagem mais completa e orientada para o sentido do fazer artístico contemporâneo.
Será proporcionado o contacto com profissionais e investigadores das áreas oficinais.

Atividades Jovens

ADULTOS

As Oficinas para adultos são uma oportunidade para a experiência e o aprofundamento de várias técnicas de áreas de expressão, que vão desde as mais tradicionais pintura e escultura até às atuais tecnologias multimedia.
No decorrer da prática oficinal, são sempre promovidas reflexões e entendimentos sobre o sentido do fazer que a história da arte foi sistematizando em momentos particulares das culturas, fazendo a relação entre estes momentos e o saber contemporâneo.
As Oficinas são compostas por módulos independentes, que poderão ser seleccionados entre os disponíveis no calendário das Oficinas Anuais.

Atividades Adultos

FAMÍLIAS

Em família constroem-se atividades práticas e divertidas que promovam o diálogo intergeracional e a prática em conjunto, promovendo ações que invoquem um sentido contemporâneo do fazer em relação. Estas Oficinas mantêm o carácter de experiência lúdica e multireferencial com práticas enquadradas em diferentes expressões artísticas e culturais, que marca a filosofia da Casa da Imagem.

Atividades Famílias